sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Evento que discute saúde mental e dependência química tem início nesta quinta-feira, 17

Por Ingrid Dantas


Teve início nesta quinta-feira, 17, o evento I Jornada Internacional sobre Dependência Química do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), III Jornada de Saúde Mental do HUOL e I Encontro de Pesquisadores na área de Saúde Mental. A abertura do evento contou com a apresentação do grupo musical Sexteto Potiguar, composto por instrumentos de sopro e de percussão e com a presença de médicos, estudantes e profissionais da área.

A mesa da solenidade foi composta pela professora Maria Albanisa, representando a Reitora Ângela Maria Paiva Cruz, pelo superintendente do HUOL José Ricardo Lagreca, por Sonali Rosado, representando a Governadora Rosalba Ciarlini, pelo presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes do Rio Grande do Norte (CONEN/RN) Magnus Augusto Praxedes, pelo diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Henio Ferreira de Miranda e pela coordenadora do evento a enfermeira Juçara Machado Sucar.

Após o pronunciamento dos componentes da mesa, a enfermeira Juçara Sucar entregou certificados de honra ao mérito aos professores e médicos Joaquim Eloi e José Brandão Neto pela iniciativa de promover a discussão acerca da dependência química no RN e a Ricardo Lagreca pelo incentivo e apoio ao evento.

A conferência de abertura, proferida pela professora Corália Vicente, da Universidade do Porto, Portugal, marcou o início dos trabalhos do evento. A docente, que é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação na universidade portuguesa, iniciou sua fala com uma apresentação da estrutura administrativa e física da Universidade do Porto.

Matemática por formação, a professora Corália Vicente participou do evento com uma fala a respeito da problemática das drogas no mundo, apresentando dados estatísticos de diversas pesquisas já realizadas por entidades como a Organização das Nações Unidas.

O encontro tem continuidade nesta sexta-feira, 18, a partir das 7h30 no Auditório Mariano Coelho, 4º subsolo do HUOL, com a conferência Ensaio Sobre os Aspectos Históricos, Culturais e Geopolíticos da Dependência Química, proferida pelo professor Douglas Elias Dogol Sucar, do HUOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário